Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Uma Vida Imaginária", de David Malouf

Olá a todos!

Esta foi a minha última leitura de 2018. Sinceramente, não me lembro como adquiri este livro. Certamente nalguma promoção tentadora. Gostei bastante da sinopse e a capa fez o resto do trabalho (e eu não ligo a capas).






Estava muito curiosa, pois não conhecia o autor e muito menos o livro. Comecei a ler numa altura difícil para mim, e por isso demorei bastante para o terminar. Confesso que as primeiras 40 páginas não me cativaram, mas a partir daí interessei-me bastante pela história e só queria saber como ia terminar.


Esta história relata-nos a fase final de vida do poeta romano Ovídio (é tudo ficção), que foi exilado para uma terra desconhecida, passou a viver numa aldeia com uma língua diferente da sua, e portanto não conseguia comunicar com os locais.

Aos poucos adaptou-se à vida no meio da natureza, começou a perceber as posições na sociedade local e os seus problemas. Deslocava-se diversas vezes à floresta para caçar com os homens e, numa dessas caçadas, descobriu uma criança selvagem do sexo masculino que apenas conseguiram capturar dois anos depois.

A partir deste momento "adopta-a" e começa a tentar ensinar-lhe uma linguagem assim como a Criança (não tem nome, é apenas a Criança) tenta ensinar-lhe a imitar os diversos sons dos animais da floresta. A relação dos dois torna-se bastante terna e comovente e a Criança começa a dar sinais de Humanidade, mas as pessoas da aldeia são desconfiadas e acreditam que a criança é um demónio que lhes vai trazer desgraça. Felizmente Ovídio tem amizade com o Chefe da aldeia que o protege.

Com a chegada do inverno, são forçados a morar todos sob o mesmo tecto. A Criança passa por uns dias de febre e delírios e a mãe do chefe acredita que é o espírito a querer sair dela para se infiltrar num membro da família. A verdade é que assim que a Criança melhora o neto dela passa a ter os mesmos sintomas e todos entram em pânico. Passado alguns dias o rapaz melhora, mas o chefe aparece com uma marca na pele (por onde o suposto espírito entrou) e acaba por morrer.

Sem o seu protector, e com todos a odiarem a Criança, Ovídio decide fugir com ela para a floresta. Não vos vou contar o final desta história encantadora. Leiam e tirem as vossas conclusões. 




Nesta história, Ovídio descobre muito sobre si próprio e sobre o mundo que o rodeia. Já não quer voltar para casa, sente que é ali que deve estar.

Adorei verdadeiramente esta história pequenina. E recomendo que a leiam e reflitam sobre a mensagem que Malouf tenta passar.

Por hoje é só. Espero ter despertado pelo menos a vossa curiosidade. 😉

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares