Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

“O Quinto Filho”, de Doris Lessing


O Quinto Filho


Este livro, com pouco mais de 150 páginas, é um bom exemplo de que livros pequenos podem conter grandes histórias. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Com vários acontecimentos entusiasmantes ao longo da narrativa, e com uma escrita limpa e sem floreados, mantém o leitor agarrado até ao final. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Afinal, quem é este quinto filho que veio perturbar a felicidade desta família? Que criatura é esta que causa medo e apreensão em todos a sua volta? 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Um casal feliz, com uma casa grande cheia de filhos e muitos amigos e familiares sempre presentes, vê o seu paraíso familiar a ruir com o nascimento do pequeno Ben. Já na barriga da mãe, Ben não foi um bebé normal. A violência, agressividade e o aspecto físico quase me deixaram na dúvida se se trataria de uma criança Humana, ou algum tipo de alien (mais alguém ficou com esta ideia ao ler este livro?). Mas nada nos leva a crer que se trata de um ser não-humano e depressa descartei essa hipótese. Então quem é Ben? Claramente com algum tipo de deficiência, é uma criança que foge aos padrões considerados normais pela sociedade e acaba por ser desprezado por todos à sua volta.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Penso que Doris tentou de facto chocar o leitor e desmascarar a hipocrisia da sociedade. E na minha opinião fê-lo muito bem.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Mas há momentos neste livro que me incomodaram imenso. Dois animais morrem (não é explícito, apenas é dito como morreram), é-nos apresentada uma clínica onde bebés com deficiências graves são deixados para morrer longe dos pais, etc. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apesar destes episódios mais chocantes, adorei a escrita da autora, como já referi. Num livro sem paragens não sentimos a necessidade de “descansar” e lemos quase tudo de uma vez.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Adorei este livro “macabro”, mas acredito que não seja uma leitura prazerosa para qualquer leitor, especialmente para grávidas e futuras mamãs 🤔

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Apesar de não ser um livro de terror, recomendo aos apreciadores desse género e aos que apreciam um “terrorzinho” mais leve 😉

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Doris foi a pessoa mais velha a ser galardoada com o Prémio Nobel da Literatura, aos 88 anos, em 2007. Sabiam?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Já agora, ficaram curiosos para ler este livro?

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

#lerosnobel

#nobelliteratura

#premionobeldaliteratura

Comentários

Populares