Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Mistério da Estrada de Sintra" de Eça de Queirós e Ramalho Ortigão

Temos tanta literatura boa, clássicos ou contemporâneos, porque não lemos mais o que é nosso?

Para quem não sabe, inicialmente esta história foi publicada no Diário de Noticias sob a forma de cartas anónimas. Muitas pessoas julgaram que eram verdadeiras e andaram apavoradas até ao fim, quando os autores se revelaram e disseram que se tratava de uma brincadeira. Ora em 1870, para o comum dos mortais, era difícil comprovar a veracidade das cartas.
Este é considerado o primeiro romance policial português.

As cartas são enviadas por remetentes diferentes, que contam a sua própria versão da história, acrescentando factos importantes que resolvem o mistério. 





A história começa quando dois amigos (um deles médico) são abordados na estrada de Sintra por um grupo de mascarados. São levados para uma casa desconhecida com o propósito de verificar se um homem que lá se encontra estará mesmo morto.
Um dos mascarados revela como conhecia o morto, e toda a história por trás da sua amizade (confesso que achei esta parte demasiado extensa e no inicio não entendi o porquê de se contar uma segunda história dentro da acção principal, mas no fim tudo se liga).
Um jovem estudante de medicina também se envolve, indirectamente, na história ajudando a revelar , por fim, o mistério do assassinato.
As últimas cartas foram as que mais gostei, quando finalmente se descobre toda a verdade, e o fim que é dado a cada personagem.

Não vou revelar mais nada, pois não quero estragar o mistério a quem pretende ler esta maravilha.

Devo dizer que devorei este livro, só queria resolver o mistério e saber como tudo terminava. Fantástico! Maravilhoso! 


Para mais informações, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares