Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"A Estrada" de Cormac McCarthy

Olá a todos!

Este estava na minha lista há anos. Já tinha ouvido tanta coisa boa a respeito do livro, que simplesmente tinha de o ler. Foi este mês.

Devo dizer que as expectativas estavam bem altas, e quando o comecei a ler não gostei. Demorei 3 semanas a ler 60 páginas... 😲

"O quê? 3 semanas a ler 60 páginas?"

Sim, sim. Achava que a história era enfadonha e os diálogos demasiado "sem sal" e meio forçados. Estava à beira de abandonar a leitura e desistir, quando pensei duas vezes e lhe dei mais uma oportunidade. E ainda bem que o fiz... Devorei 60 páginas nessa noite, e terminei o livro 3 dias depois... "WHAT?" 😲




Bem, e do que trata o livro, afinal? - Perguntam vocês.

A história é bem simples e bem complicada ao mesmo tempo... Um pai e o seu filho, ainda criança, caminham juntos numa estrada nos EUA em direcção à costa, num cenário pós-apocalíptico onde desapareceram todos os animais e as plantas, e onde existem poucas pessoas. As árvores que ainda estão de pé vão caindo aos poucos. É um cenário frio e cinzento. Por diversas vezes, quase sucumbem sem comida e agasalho, exaustos e assustados. Fogem dos "homens maus" que violam, escravizam, torturam e comem (Sim! Afinal sem animais e plantas, e cada vez mais difícil de encontrar latas de conservas e bolachas, o canibalismo ocupou o lugar) quem apanham pelo caminho (visualizei o The Walking Dead várias vezes, confesso, apesar de pouco ter em comum). Nunca sabemos os nomes deles, nem ao certo por onde andam, ou o que aconteceu para o mundo ter ficado assim. Mas a cada página, sentimos o medo, o cansaço, a fome, o desespero, as pequenas alegrias e o amor que os unem. Ansiamos, como e com eles, a chegada à costa. Num cenário como este, ainda existe uma réstea de humanidade presente nestas duas personagens, e em particular na criança. O final é triste, mas cheio de esperança.
Achei que tem uma escrita simples e que nos faz sentir o que as personagens sentem. É um livro de luta, coragem, amor e sobrevivência.

Esta história de início não me cativou minimamente, mas de uma página para a outra mexeu comigo de uma forma que não consigo explicar, por mais que tente. Quero ler mais livros do autor, sem dúvida.



Existe um filme baseado neste livro, em que o pai é interpretado pelo actor Viggo Mortensen e a Charlize Theron também participa no papel de mãe, nas memórias do pai. No início estava céptica, não via como conseguiriam adaptar a história a algo que cativasse o público. Mas entretanto já vi o filme e está muito fiel ao livro. MUITO BOM!

👉  V E J A M !!  👈






Por agora é tudo. Espero que gostem 😉


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

  1. Amada,com certeza esse vai se manter na minha lista depois da sua opinião :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom minha querida. É um livro bem "diferente" de tudo o que li até agora. Quando o leres diz-me o que achaste. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Populares