Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

Mais citações de "Manhã Submersa" de Vergílio Ferreira

"(...), ó Céus, eu vinha tão só e tão em baixo! Porque me ofendes ainda, menina feliz? Ouço-lhe a pergunta mesmo na base da nuca, e fico surdo até à alma. Dói-me a garganta, o estômago turva-se-me em agonia. Se eu venho tão triste, menina, porquê mais desprezo ainda para mim? Estaco, violentamente, à pancada da pergunta. Mas nada digo. Porém a menina feliz tinha a sua alegria sangrenta, era bom por isso que eu amochasse até ao chão..."

"Mas, inflexivelmente, apesar de todos os meus esforços, cada dia tinha sempre vinte e quatro horas de espera. Muitas vezes, imaginariamente, eu desdobrava os dias nas horas, nos minutos, nos segundos. E, atormentado de angústia, Punha-me atento à duração de cada segundo, cada minuto, esperando longamente que passassem, e descobria em suores, que os poucos dias que faltavam para as ferias eram uma montanha enorme de tempo. Já a lama crespa das geadas, nos caminhos do recreio, e o manto da neblina ao longo do vale me lembravam, na garganta, o Inverno da minha aldeia, a serra livre da minha infância."

"Um cerco de vício e de crime acutila-me de todo o lado, escalda-me como um bafo vinagrento. Jorra-me  suor elo cabelo empastado e uma multidão de demónios criva-me de alaridos. Mentira, ó Deus, tudo, tudo. Não há decência de saias compridas, de pálpebras compridas. Há só a angústia de um prazer final, de um vértice final, como o fundo de um redemoinho de águas. "

"Uma fadiga de tudo e de todos fechava-me para a vida (...)

Comentários

Populares