Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"As viagens de Gulliver" de Jonathan Swift

Este foi o primeiro (e único, até agora) ebook com mais de 300 páginas que li. 
Todos conhecem mais ou menos a história, graças aos filmes que foram feitos baseados neste livro. O que nem todos sabem é que os filmes são muito fraquinhos comparados com o livro (é quase sempre assim, não é verdade?). O livro é tão bom, que deviam todos ler. TODOS!
Isto foi escrito no século XVIII. É verdade! 1700 e troca o passo...




Gulliver, faz quatro viagens a países desconhecidos. Primeiro, após um naufrágio, descobre Liliput, cujos habitantes são muito pequenos. Gulliver ganha a confiança deste povo, mas uma série de peripécias leva-o a maus lençóis, acabando por ter de fugir para a sua terra natal.
A segunda viagem começa também mal, pois Gulliver é abandonado pela sua tripulação e chega a um país onde tudo é horrivelmente gigante. Em Brobdingnag é encontrado por um fazendeiro, que ao acha-lo curioso, começa a exibi-lo a troco de dinheiro. Gulliver adoece e o gigante vende-o à rainha, que se afeiçoa por ele. Acaba por ser roubado por uma águia gigante e é largado no mar onde um navio de marinheiros o resgata e leva para casa.
Na terceira viagem, o barco é atacado por piratas e Gulliver é abandonado numa ilha, onde é regatado por uma espécie de nave/ ilha voadora chamada Laputa cujos habitantes dedicam as suas vidas à música e matemática, mas para fins e experimentos completamente absurdos e sem qualquer fim prático. Gulliver conhece um mago que consegue ressuscitar os mortos por 24h e conversa com Júlio César, Homero, Aristóteles, Descartes, etc. Conhece também um povo imortal, mas que envelhece e sofre com isso. Consegue mais uma vez partir para casa.
Na quarta e última viagem, Gulliver é atraiçoado pela sua tripulação e largado num sitio desconhecido. Este novo país é governado por cavalos falantes, os Houyhnhnms (tentem pronunciar isto 😜), que desprezam o Ser Sumano, que apenas conhecem na sua forma mais primitiva, os Yahoos. Gulliver entende e admira os Houyhnhnms passando também a desprezar a Humanidade, mas como ele é considerado um Yahoo, é expulso.
É encontrado por um navio português (pois é, nós estamos lá 💪), que o leva a casa, mas ele jamais será o mesmo. Vive uma vida reclusa, afastado das pessoas, e passa os dias a falar com os seus cavalos.


É uma historia maravilhosa. Se não tivesse tanto para ler, já a tinha relido 50 vezes. Maravilhoso!

Para mais informações clicar aqui.

Boas Leituras!
Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares