Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Raposo" de D. H. Lawrence

Um dos livros favoritos do meu pai é "Filhos e Amantes" do escritor inglês David Herbert Lawrence ou D. H. Lawrence, e apesar de nunca o ter lido, sempre tive uma curiosidade especial pelo autor.
Há tempos encontrei à venda "O Raposo", e não resisti. É um livro pequeno, cerca de 100 páginas, que se lê rápido, não só pela dimensão, mas pela escrita fluída do autor.




Esta história relata a vida de duas mulheres que vivem juntas numa quinta. Uma delas, Jill Banford, mais feminina e caseira; a outra, Nellie March, mais musculada e rústica. Gerem ambas a quinta, com bastante dificuldade, principalmente depois do aparecimento de um raposo que teima em comer as galinhas. March tem uma relação de atracão/ódio com o raposo. Apesar de ele comer as galinhas, todas as noites, quando ela tem uma oportunidade de o matar, não o consegue. Fica fascinada com o seu olhar penetrante, estática, a observar a sua beleza. Entretanto aparece na quinta um rapaz, suposto neto do antigo proprietário, que vira a vida destas duas mulheres do avesso. Mata o raposo, pede March em casamento e vive um ódio de morte por Banford. O sentimento que March tinha pelo raposo, parece transferir-se para Henry, e acaba por aceitar casar com ele, o que torna a vida de Banford num inferno, mas não por muito tempo, pois Henry consegue matá-la.

Não é uma GRANDE história, mas D. H. Lawrence tem uma escrita tão fluída, que se consegue sentir os cheiros da quinta, ver o raposo com todos os detalhes, sentir o sofrimento de March quando vê Banford morta, etc... Uma descrição dos detalhes perfeita e "no ponto".

É por isto que vale a pena ler este autor, e porque não começar, como eu, por um livro pequenino?

Boas Leituras! 😉

Para mais informações, clicar aqui.

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares