Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Animal Farm" de George Orwell

Olá! Olá!

Este livro foi editado em Portugal, há uns anos, com o titulo "O Triunfo dos Porcos". No ano passado comprei "A Quinta dos Animais", oferecida pela revista Visão, na colecção Ler Faz Bem. Nas "Notas do Tradutor" é-nos explicado o porquê da alteração do título para algo mais próximo do original. Até aqui tudo bem; quanto mais próximo do original, melhor. Mas mais à frente o tradutor diz que colocou "equivalentes" em português para os nomes das personagens e lugares. E remata "Traduzir sem ousar é um exercício estéril a que me recuso." What?? 
Claro que nestes casos, quando ficamos com dúvidas sobre a tradução, o melhor é ler o original, em inglês. Na falta de melhor, acabei por encontrar num Alfarrabista "O Triunfo dos Porcos", e foi este que li.

(A Quinta dos Animais   vs.   O Triunfo dos Porcos)

Este livro é uma clara sátira à União Sovietica, à politica de Estaline.




Certo dia, o velho porco Major revela aos animais da Quinta Manor o seu sonho de acabar com a exploração humana, e de um futuro muito mais promissor. Três dias depois Major morre, mas os animais não esquecem o seu discurso inspirador. Bastou um deslize por parte do proprietário da quinta para os animais se revoltarem e expulsarem os humanos. Ficaram com a quinta sob a administração de dois jovens e inteligentes porcos, Snowball e Napoleão, regendo a vida na quinta com 7 mandamentos, resumidos para os menos inteligentes como "Quatro pernas bom, duas pernas mau".
Aos poucos as coisas foram mudando, Napoleão tornou-se autoritário, expulsou Snowball, os animais cada vez trabalhavam mais e comiam menos, Napoleão fez parcerias com homens, foi morar para a casa da quinta, a qual no inicio da revolução era proibida aos animais. Os porcos começaram a andar sobre duas pernas e usar roupa. Instalou-se a máxima "Quatro pernas bom, duas pernas melhor". O livro termina com os animais a olhar para dentro da casa, onde os porcos celebram com os homens a sua parceria, num jantar luxurioso. Os animais estão confusos pois já não conseguem distinguir os porcos dos homens.

Adorei este livro. Adorei! A corrupção e hipocrisia da sociedade está tão bem retratada nesta pequena fábula, que qualquer um se vê a (re)pensar os valores da politica actual. É uma obra genial.

Lê-se super rápido. Aconselho a todos.

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares