Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Peregrinação" de Fernão Mendes Pinto

Este é um clássico português do século XVI, cheio de aventuras, viagens, e conquistas portuguesas. Considerado um dos mais importantes relatos da passagem dos portugueses no Oriente.




Fernão Mendes Pinto, nascido em Montemor-o-Velho, embarca para o Oriente em 1537, onde permanece durante 21 anos. Por lá passa por diferentes experiências como comerciante, corsário e até como missionário. É 13 vezes cativo e 16 (ou 17?) vendido. Assiste à traição e crueldade humana. E conhece muitos povos, paisagens e culturas exóticas tão diferentes dos nossos.


Este livro é considerado por muitos uma crónica ou diário de viagens, e também uma crítica à ganância dos homens e à actuação dos portugueses no Oriente. Foi escrito já em Portugal, na sua velhice, em Almada (mais concretamente no Pragal, onde residia), mas somente publicado 30 anos depois. Foi alvo de diversas edições e adaptações. A que eu li, adaptação de Aquilino Ribeiro, foi comprada em segunda mão, e pertencia a uma colecção do Expresso. Ao ler, deparei-me com algumas palavras e expressões desconhecidas por mim e que tive de ir pesquisando, imagino se tivesse lido algo mais próximo do original... Ainda não o teria acabado. 😄

Fernão Mendes Pinto, além de relatar episódios vividos durante o tempo que passou no Oriente (e que estão comprovados), exagerou noutros relatos, acrescentando um pouco de imaginação. Ora isso descredibilizou-o bastante, chegando a ser ridicularizado com a expressão: "Fernão, Mentes? Minto!". 

Apesar disto, é um dos nossos clássicos imperdíveis, que TODOS deviam ler.
Ao ler estas páginas sentimos um calor na alma. É bom ter estes antecedentes. Como éramos grandes!

Podem saber mais sobre o livro na página da RTP com um pequeno (15 minutos) video.
E para quem tenha mais tempo, um video completo aqui.

Em 2017 estreou um filme sobre esta aventura maravilhosa, do realizador João Botelho (confesso que ainda não vi).






Espero que tenha suscitado a vossa curiosidade e que quem ainda não tenha lido esta obra-prima portuguesa, o faça em breve... 😉

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares