Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Terra Sonâmbula" de Mia Couto

Mia Couto é um verdadeiro contador de histórias. A forma como escreve envolve-nos num sonho acordado. É poesia em prosa. É delicioso.

Este livro foi considerado um dos 12 melhores livros africanos do século XX. Está cheio de simbolismo, e retrata na perfeição a devastação da guerra, e o sonho e busca por algo melhor. 





A história começa com o velho Tuahir e o menino Muidinga a caminhar pela estrada até que encontram um "machimbombo" (autocarro) queimado, e passam a fazer dele o seu abrigo. Lá perto encontram um cadáver com uma mala cheia de cadernos (onde Kindzu, o morto, relatou a sua história) que Muidinga começa a ler. A história dos cadernos de Kindzu é-nos contada em paralelo com a história do velho e do menino, fazendo-nos ora recuar ao passado de Kindzu, ora ao presente de Tuahir e Muidinga.
Kindzu relata como fugiu da terra e iniciou a sua aventura pela busca dos Naparamas (guerreiros corajosos e justiceiros) para se lhes juntar. Pelo meio conhece Farida, uma mulher isolada e bela que, por sua vez, lhe conta a sua triste história (e que ele relata nos cadernos) e a quem promete encontrar o filho perdido.
Estes cadernos tornam-se o único alento dos dois amigos, numa terra sonâmbula e sem um futuro promissor.

Um contador de histórias a escrever sobre outro contador de histórias.

Este livro fala-nos de guerra, devastação, sofrimento, procura e amizade. É uma obra de arte. 




Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares