Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Mataram a Cotovia" de Harper Lee

Olá a todos!

É dificil, a nós fervorosos leitores, escolher um livro favorito, mas existem sempre aqueles que mais nos marcaram ou que mais gostamos, e por isso os colocamo-los  na prateleira dos favoritos. E este é, provavelmente, um dos meus livros favoritos de sempre.




A história é narrada pela pequena Jean-Louise Finch, que prefere o nome Scout, uma menina prestes a entrar para a escola, o que dá ao livro uma leveza e uma delicadeza inigualáveis. Scout é "Maria-rapaz" e passa os Verões a brincar com o seu irmão mais velho, Jem, e o amigo Dill.

Inicialmente, a história foca-se nos três amigos a tentar descobrir mais informações sobre um habitante misterioso da cidade, supostamente perigoso e que nunca sai de casa. A curiosidade, inocência e criatividade infantil leva-os a arriscar cada vez mais e a aproximarem-se da casa de Boo Radley. Nesta parte, a escrita de Harper Lee faz-nos sentir a adrenalina das aventuras infantis.

Mais para a frente, a história passa a focar mais o pai de Scout e Jem, Atticus Finch, que é advogado e decide defender em tribunal um homem negro acusado de tentar violar uma mulher branca. A partir daqui tudo parece ficar mais sério. Conseguimos perceber a evolução da pequena Scout, que se apercebe das maldades da sociedade racista em que vive, e vai perdendo aos poucos a inocência e simplicidade, que lhe eram características.

A mãe dos pequenos morreu quando Scout era pequenina, e Atticus educa os filhos de uma forma diferente do que é habitual na altura. Ensina-lhes respeito, civismo, sentido de justiça, e a pensarem por si próprios sem se deixarem levar pelos preconceitos e ignorância da sociedade que os rodeia.



Adorei a forma como Harper Lee escreveu este livro. Tão leve e directa, e tão cheia de sentimento. Por um lado temos a inocência infantil, por outro a seriedade da justiça (ou falta dela) americana. Muito bom. 👍

Quero muito ler "Vai e Põe uma Sentinela", onde Scout, já adulta, regressa de Nova Iorque a Maycomb para visitar o pai. Será certamente muito agradável "rever" a Scout. 😊

Devo dizer que é uma pena Harper Lee não nos ter deixado mais obras.



Existe um filme de 1962 baseado nesta história. Eu primeiro vi o filme e só depois li o livro. Achei o filme muito bom, apesar de haver quem o considere aborrecido. Lamento por acharem isso.

Mas garanto que o livro não é nem um pouquinho chato. 





👉  R E C O M E N D O !!! 👈


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

  1. Este também se encontra na minha estante dos favoritos. Foi um livro que marcou-me muito na minha adolescência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ler em breve o"Vai e Põe uma Sentinela". Pena que ela não escreveu mais...

      Eliminar

Enviar um comentário

Populares