Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Monte dos Vendavais" de Emily Brontë

Olá a todos!

Se me derem clássicos destes viverei sempre feliz! 😁

Não sou muito de histórias de amor (blah!), no entanto, no que toca a clássicos saboreio cada frase do livro com um prazer enorme. São histórias contadas em tempos tão diferentes do nosso, que é difícil imaginar o que o/a escritor/a pensava e sentia na altura. São pedaços de história. É viajar no tempo e ver como eram a vida e a sociedade antigamente. Maravilhoso. Adoro!

E este foi mais um dos adquiridos na Feira do Livro de Lisboa este ano. E que compra fenomenal!






Este livro é tão rico que se torna impossível resumir sem deixar uma parte interessante de fora. Vou tentar na mesma, correndo o risco deste texto sair maior do que quero.

Para começar posso dizer-vos que o livro está dividido em duas partes.

Primeira Parte:
A história começa a ser narrada pelo Sr. Lockwood, que chega a Thrushcross, propriedade que aluga a um estranho e rude homem chamado Heathcliff, que mora noutra propriedade conhecida por Monte dos Vendavais. O Sr. Lockwood pede à sua governanta Ellen Dean (mais conhecida por Nelly) que lhe conte a história do seu senhorio e a partir daí, salvo raras excepções, passamos a ter Nelly como narradora.
Nelly trabalhou, em tempos, no Monte dos Vendavais para o Sr. Earnshaw. Este adoptou um órfão que encontrou nas ruas, ao qual deu o nome de Heathcliff, indo contra a vontade de seu filho Hindley. Ao contrário do irmão, Catherine ganhou-lhe afeição, e os dois jovens tornaram-se inseparáveis. Heathcliff chamava-a carinhosamente de Cathy. Hindley tornou a vida de Heathcliff num suplício, após a morte dos pais. Mas a verdade é que também a vida de Hindley se tornou penosa, pois a sua esposa morreu e deixou-lhe um filho pequeno, Hareton, mas Hindley afogou-se na tristeza e na mágoa e entregou-se à bebida e ao jogo, negligenciando o filho. Cathy acabou por casar com Edgar Linton, um jovem rico dono de Thrushcross (como poderia ela casar com Heathcliff? Viveriam na penúria. No entanto continuou a amá-lo, eles eram um só). Heathcliff não aguentou e fugiu de coração partido. Quando regressou vinha mudado, rico e pronto a começar a sua vingança. Casou-se com a irmã de Edgar, Isabella, e atormentou a pobre criatura que fugiu ao descobrir que estava grávida. Cathy entretanto morreu ao dar à luz uma menina, de seu nome Catherine.

Segunda Parte:
Começamos com o relato da infância feliz de Catherine junto do seu pai e de Nelly. Heathcliff tornou-se num monstro. Após Hindley perder tudo no jogo, ele ficou com o Monte dos Vendavais e tutor de Hareton, que cresceu um rapaz rude que nem sabia ler. Isabella morreu e Edgar quis educar o sobrinho, Linton, que era um rapaz bastante frágil e doente. Heathcliff, obviamente não o permitiu, e exigiu que o filho lhe fosse entregue. Traçou um plano para casar Linton com Catherine, uma vez que Edgar estava à beira da morte, e Linton não viveria muito tempo, Thrushcross passaria a ser também dele. Conseguiu concretizar toda a sua vingança. Após a morte de Linton, Catherine continuou a viver no Monte dos Vendavais, com o sogro, e este arrendou Thrushcross ao Sr. Lockwood. Aos poucos o comportamento de Heathcliff foi mudando e não vou contar como termina o livro... 😄


Esta é uma história de amor muito forte. Mas também de ódio e vingança. Se no início sentimos pena e carinho por Heathcliif, depressa o sentimento se transforma em repugnância. Ele tornou-se num homem detestável capaz de atrocidades medonhas. Várias vezes Nelly o chama de monstro e demónio, e com razão.

É um livro com muitas emoções fortes, a toda a hora, que não nos dá descanso até ao fim. Tem uma leitura leve e elegante, e lê-se bem rápido. Adorei! 😊

Que pena Emily Brontë não nos ter deixado mais obras.

Este livro é dos que mais adaptações tem. É impressionante. Vi quatro dessas adaptações ao cinema, mas deixo aqui a que mais gostei e a que achei mais fiel:





Espero ter despertado a vossa curiosidade. O livro é fantástico! Assim que tiverem oportunidade, leiam. 😉


Datas a reter:

Emily Brontë, Inglaterra: 1818-1848 (morreu com apenas 30 anos 😢)
O Monte dos Vndavais (Wuthering Heights): Publicado em 1847


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

  1. Os meus livros favoritos são os clássicos. Principalmente os clássicos de época. Fico feliz que também goste.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Populares