Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Anti Cancro" de David Servan-Schreiber

Olá a todos!

Hoje venho falar-vos sobre um livro muito importante para mim, sobre uma nova maneira de viver.

Este livro não seria, à partida, do meu interesse pessoal e nunca pensei ler um livro sobre este tema. Mas todos nós, infelizmente, conhecemos alguém com esta doença e cada vez mais isso fará parte das nossas vidas.

Quando pessoas muito próximas de mim foram diagnosticadas com cancro num curto espaço de tempo, confesso que foi como levar um murro no estômago, fiquei sem chão e entrei em pânico. Comecei a ficar paranóica e o medo apoderou-se de mim. Tive medo pela vida deles, e pela minha, pois pareceu-me que esta doença era mais real que nunca, e que afinal (isto vai soar estúpido, mas cá vai...) somos todos mortais. Podemos morrer a qualquer instante. Num segundo o que era tudo, torna-se nada. Claro que já perdi pessoas para esta doença na minha família, mas agora foi ainda mais pessoal, mais próximo e mais assustador. Comprei este livro, e só quando as coisas começaram a acalmar tive coragem de o ler. Felizmente hoje está tudo bem. 🙏






Ler este livro não foi, de todo, fácil. Por vezes sentia o tal nó na garganta e no estômago, e mais do que uma vez me surpreendi a chorar baba e ranho, literalmente. Isto, claro, na parte mais pessoal e emotiva do livro, onde o autor conta a sua própria história. Foi-lhe diagnosticado, aos 31 anos, um cancro agressivo no cérebro, cancro esse que venceu por duas vezes. 💪 Isso mexeu comigo, com as minhas próprias experiências passadas, e fez-me reviver o horror e o pânico. Mas podem passar essa parte e ir para as partes mais técnicas. Eu preferi ler tudo. Gostava que todas as pessoas no mundo não conhecessem esta palavra e não compreendessem o seu significado, mas infelizmente, e cada vez mais, é preciso munirmo-nos com informação e conhecimento sobre este monstro chamado cancro, para tentar prevenir o que, segundo os estudos indicam, será inevitável para a grande maioria de nós (e aqui o nó no estômago acabou de regressar).




Com este livro aprendemos o verdadeiro significado do cancro, como se forma e o que fazer para tentar prevenir que nos bata à porta. O autor, prestigiado médico em ascensão, começou a procurar outras formas de combater o cancro fora da medicina tradicional (o que não foi bem visto por todos, especialmente pelos médicos mais conservadores). Baseando-se em numerosos estudos e pesquisas nas áreas de nutrição e psicologia reuniu informação suficiente para escrever este livro. Aqui está reunido tudo o que considera mais importante para combater o cancro: medicina tradicional aliada à nutrição, psicologia e exercício físico. 

Coloquei vários post-it e fartei-me de sublinhar e tirar notas. É um livro para reler e relembrar quais os bons hábitos para a nossa saúde.

Infelizmente, David Servan-Schreiber morreu em 2011 com 50 anos depois do cancro voltar pela terceira vez. Foi teimoso e persistente e venceu o monstro por duas vezes, mas o cancro dele era realmente muito agressivo e não conseguiu vencer uma terceira. 😢 Quando soube que ele tinha sucumbido ao cancro fiquei devastada. 💔

Não vos vou falar mais sobre o livro. Apenas sugerir que leiam, de forma atenta, e que retenham o maior número de informação possível. Existem outros livros sobre o tema, mas este pareceu-me o melhor.




Hoje foi um post um pouco triste e com um tema desagradável (ninguém quer ouvir falar em cancro, ou que o pode vir a ter, ou até morrer disso, eu sei, desculpem 🙏), mas espero que desperte em pelo menos uma pessoa a vontade de mudar o seu estilo de vida. Eu, pessoalmente, estou a tentar. Não é fácil mudar anos de maus hábitos, mas com foco e determinação conseguiremos ser mais saudáveis. 💪💓

A todos vós que têm entes queridos a passar por este suplício, desejo do fundo do meu coração as melhoras rápidas, que consigam vencer este monstro que se apodera dos seus corpos e que este não volte

Prometo um livro mais animado na próxima vez... 😊

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares