Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Processo" de Franz Kafka

Olá a todos!

Hoje venho falar-vos deste clássico distópico da literatura Checa. Tantas pessoas me falaram maravilhas deste livro, que as minhas expectativas só podiam estar altas. 

A verdade é que me desiludiu. Esperava muito mais, e ao ler surpreendia-me a bocejar. Já tinha lido Kafka e adorado, acho que, para mim, o facto de ter as expectativas tão altas arruinou o livro.





Este livro é uma sátira ao sistema judicial. Era comum, naquele tempo, as pessoas serem presas sem saberem o motivo.

É isso que acontece à personagem principal, Joseph K, um bem sucedido funcionário bancário com uma carreira em ascensão. K. vê-se acusado sem lhe ser dito quem o denunciou e qual o motivo da acusação.  Inicialmente julga tratar-se de uma brincadeira, mas aos poucos apercebe-se que a acusação era real e teria de se defender em tribunal. Tudo é surreal nesta história, desde o processo em si, ao Tribunal, aos inspectores e magistrados, à lei e sua interpretação.  Às custas disso, K. desconfia de tudo e de todos, fica perdido num nó de burocracia impossível de desenrolar. E nós, leitores, sentimos toda a ansiedade, o desespero e a impotência que K. sente ao longo da história. Vou só e apenas dizer-vos que a história não acaba bem, e foram as últimas páginas que me cativaram mais.


A história está fantástica, por isso julgo que o que me desiludiu foi a escrita. Só para vos dar mais detalhes, Kafka escreveu O Processo no inicio da Primeira Guerra Mundial, mas morreu antes de o terminar. Então um amigo seu, Max Brod, resolveu editar e publicar o livro. Talvez por isso, algumas coisas parecem ficar por contar.

E claro que houve adaptações ao cinema:


Apesar de eu ter ficado desiludida com o livro, espero ter despertado a vossa curiosidade, e que não se sintam negativamente influenciados. Como referi, este é dos livros mais aconselhados de Kafka, e considerado por muitos o melhor.

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas Leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares