Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"It - A Coisa" de Stephen King

Olá a todos!

Finalmente trago-vos a minha opinião desta tão falada obra de Stephen King. Ofereceram-me este livro no Natal, e foi a minha primeira leitura deste ano. Demorei bastante tempo a terminar, o livro tem cerca de 1200 páginas! 😱 A edição que li está dividida em dois livros. Agradou-me esta divisão, pois assim facilitou-me o transporte. 😊



Mas afinal, do que trata o livro?

A história decorre, alternadamente, entre os anos de 1958 e 1985, numa cidade chamada Derry, que é o lar de uma criatura vil, monstruosa e alienígena que se alimenta de carne humana, mais concretamente de crianças (que são mais fáceis de manipular). Esta criatura regressa a cada 27 anos, depois de um longo descanso. Derry é também o lar dos nossos heróis. Um grupo de 7 miúdos, com cerca de 12 anos, todos eles com características que os levam a ser vitimas de bullying por parte do terrível Henry Bowers e comparsas. Estes sete amigos, decidiram criar o Clube dos Falhados, para investigar o desaparecimento e mortes misteriosas de muitas crianças.




Acho que vou começar por apresentar-vos os sete elementos:
Bill Denbrough, mais conhecido por Bill Gago, ou O Grande Bill.
Bill é gago (como já devem ter percebido) e é o líder do grupo. É um miúdo corajoso, que sabe motivar os amigos a não desistir de apanhar a criatura, conhecida por a "Coisa". Bill vive também um drama familiar, uma vez que o seu irmão mais novo, Georgie, de 6 anos, foi assassinado (morto pela Coisa) e os seus pais entraram num estado depressivo, em que ignoram totalmente a presença de Bill. A sua maior motivação é conseguir vingar a morte do seu irmão.
Ben Hanscom
Ben, ou Monte de Feno, (a minha personagem favorita) acaba de chegar a Derry com a mãe. É um rapaz muito educado e bastante inteligente, mas é gordo e vitima imediata de Bowers. Ben é bastante ativo nas ideias do grupo, é o mais inteligente e, para mim, é tão ou mais carismático que Bill.
Eddie Kaspbrak
Eddie é um rapaz pequeno e frágil que sofre de asma. A mãe super-protectora e hipocondríaca não lhe dá muita liberdade, pois acha que tudo lhe faz mal. Calma mãe! Eddie não é assim tão frágil, e ele vai prová-lo...
Richie Tozier
Richie é o "fala-barato" do grupo. Cria vozes diferentes e esquisitas e personagens para as mesmas e NÃO SE CALA! É a personagem cómica do grupo, mas por vezes isso coloca-o em sarilhos...
Stan Uris
Stan é judeu e bastante cético em relação à Coisa. Ele adora observar e estudar pássaros e é o primeiro do grupo a acontecer-lhe algo terrível... E mais não digo...
Beverly Marsh
Bev, ou Bevvie, é a única rapariga do grupo. Todos acabam por achá-la maravilhosa, mas Bill e Ben amam-na de verdade. Bev sofre com um pai violento e super-protector, que lhe dá grandes tareias por ela se estar a tornar mulher. Bev vai ser também a protagonista de uma cena, lá para o final do livro, que me deixou absolutamente em estado de choque pelo surrealismo da situação. Achei tão ridícul e fiquei tão incrédula, que ainda hoje tento perceber o que Stephen King quis "dizer" com aquilo.
Mike Hanlon
Mike é negro e Bowers detesta-o por isso. Há até uma cena em que Bowers lhe faz mal ao cão, que me perturbou bastante, devo confessar. Mike foi o único a ficar em Derry e por isso é o único a lembrar-se de tudo e é uma personagem bastante importante no livro inteiro.




Muito resumidamente, após vários confrontos com a Coisa, os "Falhados" decidem ir atrás dela, ao seu esconderijo, nos esgotos de Derry, para a matar. Apesar de bastante ferida não conseguem levar a missão até ao fim e ela escapa. Aí fazem uma promessa de voltar, caso a Coisa regresse, para terminar a tarefa.
Vinte e sete anos depois, quando as mortes e desaparecimentos de crianças regressam, Mike (o único que se lembra) decide ligar aos amigos e relembrar-lhes da promessa que fizeram em '58. Todos regressam... Bem... Quase todos... E tentam, desta vez, matar a Coisa.

Mais não digo sobre a história, leiam e descubram por vocês mesmos...




A escrita é fluída e é fácil entrarmos na história e participar nas aventuras destes amigos, ou não é essa uma das magias de Stephen King... Mas por mais que uma vez, achei que exagerou nas histórias, contava a vida detalhada de várias vitimas que nunca tiveram um papel activo na trama, excepto por terem morrido e contado para as estatísticas. Se por um lado isso cria envolvência na história, por outro pode ser tedioso e levar algumas pessoas a aborrecerem-se. King gosta de detalhar todos os aspectos de forma a entrarmos com ele neste cenário de terror. Dei por mim várias vezes extremamente chocada com os relatos e sem saber me conter, expondo de forma espontânea os meus sentimentos: repulsa, choque, angustia, incredibilidade, indignação, etc. Apesar de adorar este género, muitas vezes fui dormir um bocado assustada e cheguei a sonhar várias vezes com o livro... 

Resumindo, GRANDE LIVRO!!! Muito completo. Adorei!

E este foi daqueles em que primeiro vi os filmes e só de pois li o livro. Lembro-me de adorar ambos os filmes (o de 1990 e de 2017 que ainda não está completo, ou seja, falta a segunda parte, que há-de sair este ano), e assim que terminei o livro, fui rever... E depois disto tudo, a minha opinião sobre os filmes mudou totalmente... Mudaram bastantes coisas e eu não gosto disso. 

Mas esquecendo o livro, ambos os filmes estão brutais, vejam os trailers que aqui deixo.


1990:




2017:



Por hoje é só. Espero que tenham gostado.😊

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares