Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Adeus às Armas", de Ernest Hemingway


Olá a todos!

Ainda não tinha tido a oportunidade de ler Hemingway, e não podia adiar mais a leitura deste Nobel americano. Este livro já estava na minha estante há demasiado tempo, e tinha mesmo de lhe pegar. :)




A história é narrada pela personagem principal, Frederic Henry, um condutor de ambulâncias americano a combater com os italianos na Primeira Guerra Mundial. Henry relata-nos o seu dia-a-dia, dá-nos a conhecer os seus companheiros e faz-nos sentir a angustia de viver na guerra. Entretanto, conhece uma enfermeira inglesa, Catherine, muito bonita por quem se apaixona. Ao ser enviado para um hospital em Milão após ter sido ferido, inicia uma relação amorosa e intensa com Catherine. Inicialmente, Catherine parece ser meio louca, com discursos obsessivos. E Henry apenas gosta da sua aparência física. No entanto, no hospital, começam a amar-se e a relação dos dois torna-se bastante profunda. Mas o amor deles não podia ser fácil e cor-de-rosa. Assim que melhora, Henry é enviado de volta para a guerra e toma uma decisão que vai mudar a vida de ambos.




Confesso que inicialmente não senti muito interesse pela história. Achei os diálogos curtos, robóticos e sem emoção. E isto foi o que menos gostei na história. Ganhei interesse a partir do momento em que estavam ambos no hospital e ele teve de voltar para a frente de batalha. A partir daí foi muito interessante, intenso e não consegui prever o final... Talvez só a uma dúzia de páginas do fim comecei a perceber o que ia acontecer.




Apesar de não ter gostado dos diálogos e de ser algo descritivo, a escrita é fluída e muito fácil de ler. Não nos aborrecemos um minuto.


Nota interessante: Esta história é, de certo modo, auto-biográfica. Hemingway também combateu na Primeira Guerra Mundial, era condutor de ambulâncias e também se apaixonou por uma enfermeira. 


Ernest Hemingway, EUA (1899 - 1961)
Título Original: "A Farewell to Arms"
Data da primeira edição: 1929

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares