Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco

Olá a todos!

Ainda não tinha tido o prazer de ler um dos nomes mais importantes da literatura portuguesa. Grande falha, eu sei, mas tentei corrigi-la assim que tive oportunidade. 

Decidi começar com este clássico maravilhoso, que certamente todos já ouviram falar.




"Amor de Perdição" é o título perfeito para este livro. A história traz-nos, de facto, um amor de perdição, ao estilo de Romeu e Julieta. Por diversas vezes, encontrei semelhanças entre estas duas histórias, mas vou confessar-vos algo. Gostei mais do clássico português. 😉 A escrita faz toda a diferença.

Nem sei por onde começar. Esta história é tão maravilhosa, tão rica, que tudo nela é importante. Bem, mas vou tentar resumir. 

A história começa por nos descrever a vida do jovem Simão Botelho, residente em Viseu, e estudante em Coimbra. Simão é um jovem rebelde, que só tem interesse em provocar desacatos e brigar a toda a hora. Mas a vida dele muda radicalmente quando se apaixona pela bela Teresa de Albuquerque. Teresa mora na casa ao lado de Simão. Os dois apaixonam-se PERDIDAMENTE e irremediavelmente.

É claro que a história não podia ser fácil. Os pais de ambos odeiam-se e castigam os filhos por se amarem. Teresa é fechada em casa e o seu pai tenta a todo o custo casá-la com o primo Baltazar. Após várias recusas por parte da jovem, o pai decide colocá-la num convento. Simão, por seu lado, vê-se sozinho, após o abandono de seu pai. Mas acaba por encontrar alguém que o ajudará, João da Cruz, um simples e corajoso ferreiro, que deve favores ao pai de Simão e decide assim ajudar o jovem apaixonado, abrigando-o em casa, tratando dele, dando-lhe comida e dinheiro. João da Cruz tem uma filha, Mariana, que se apaixona por Simão, apesar de saber que o coração dele pertence a Teresa.

Após uma tentativa de retirar Teresa do convento, que acaba com Baltazar morto, Simão é preso e poderá ser sentenciado à forca. Contudo, Simão não morre na forca, mas não terá uma vida feliz, assim como Teresa e Mariana.

Que amor é este que mata e dói e destrói vidas. O amor não devia ser assim...

É uma história de amor, de esperança, e luta, mas não é uma história feliz. 

Tenho a dizer-vos que DEVOREI este livro. No inicio custou-me um pouco a adaptar à escrita da época, mas ao fim de algumas páginas, não conseguia mais parar de ler.  A história prende-nos de tal forma, que quando somos obrigados a parar só pensamos em retomar a leitura. Adoro livros assim. Outra coisa maravilhosa,  foi que aprendi várias palavras novas. 😊

 Espero que gostem tanto deste livro como eu gostei.


Camilo Castelo Branco, Portugal (1825 - 1890)
Título Original: "Amor de Perdição"
Data da primeira edição: 1862


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.


Boas leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares