Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Do Amor e Outros Demónios" de Gabriel García Márquez

Olá a todos!

Hoje trago-vos a opinião de mais um livro de um dos meus escritores favoritos. E, como costumo dizer, Gabriel García Márquez nunca desilude.

Desde já, deixem-me dizer que adorei este livro. Tem apenas 180 páginas, mas é tão rico, tão maravilhoso que por mais que quisesse devorá-lo logo todo num dia, quis guardar um pedacinho para cada dia, demorando assim 3 dias a ler.




O livro começa com um pequeno apontamento do autor onde explica a inspiração para a história. Numa tentativa de encontrar material importante para escrever na redacção, visitou um antigo convento que estava a ser demolido para ali se construir um hotel de luxo. No meio de altares, imagens e túmulos, encontrou-se o de uma criança com um cabelo ruivo enorme, que o fez lembrar de uma história que a sua avó lhe contava, em criança, de uma santa de cabelos compridos como os véus das noivas.




A história começa com a descrição da vida do marquês, pai da personagem principal, Sierva Maria. O marquês era casado com Bernarda, uma mulher que em tempos fora muito fogosa e poderosa nos negócios e se tornara doente e viciada em cacau e mel. Bernarda desprezava a filha, e o próprio marquês não lhe ligava importância, Sierva acabou por ser criada com os escravos negros, aprendendo as suas línguas, danças, e maneiras de viver. Aos 12 anos, e após ser mordida por um cão raivoso, os seus pais ganham alguma preocupação que a filha apanhe raiva e, apesar de não encontrarem vestígios da doença, acabam por submete-la a tratamentos, que a enfurecem cada vez mais e o pai entrega-a num convento, convencido de que estava possuída pelo demónio. Sierva é considerada imediatamente como possessa, pela abadessa que relata acontecimentos sobrenaturais no convento depois da menina ter chegado. O bispo acaba por ceder e envia o seu braço direito, o padre Cayetano, para investigar e fazer o exorcismo. Cayetano ganha afeição por Sierva e apaixona-se perdidamente por ela, arruinando assim a sua vida para sempre. Sierva retribui o sentimento do padre, mas o amor deles é proibido e impossível.




Que livro arrebatador! Maravilhoso! Não só a história, mas a escrita (como sempre). Eu só queria terminar a leitura, mas ao mesmo tempo queria prolongar a satisfação que esta leitura me deu. Nunca desconfiamos o que vai acontecer até ao final.

Não sei o que vos dizer mais sobre esta história, sem me repetir. Apenas termino com o desejo de ler a obra completa deste génio da literatura.

Por hoje é tudo. Espero ter-vos despertado a curiosidade sobre este livro. Vale muito a pena ler.

Gabriel García Márquez Colombia (1927 - 2014)
Tíulo Original: "Del Amor y Otros Demonios"
Data da Primeira Edição: 1994

Para mais informações sobre o livro clicar aqui.

Boas leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares