"O Deus das Moscas", de William Golding
Olá a todos!
Este livro só nos vem provar que em tudo o que o Homem toca, destrói. Bem, não é bem assim, não vamos ser tão radicais, mas neste livro foi mais ou menos o que aconteceu.
"O Deus das Moscas" conta-nos a história de um grupo de rapazes que ficaram presos numa ilha deserta depois do avião em que viajavam se ter despenhado. Não havia sobreviventes adultos, só crianças, de várias idades.
Como personagens principais destaco Ralph que tenta até ao fim colocar ordem e razão no grupo, sendo o seu líder durante algum tempo, Piggy, assim chamado por ser gordo, que só conseguia ver com os seus óculos fundo de garrafa, tentava ser o cérebro do grupo e Jack, mais atlético e irreverente que competia com Ralph pela liderança.
Desde o início do livro assistimos ao caos criado pelas crianças que não sabiam como se comportar numa situação dessas. Os mais novos passavam os dias a brincar na areia sem percepção da situação em que se encontravam; os caçadores, liderados por Jack, passavam os dias em busca de alimento; e Ralph tentava manter a ordem, construir abrigos e obrigar os outros a manterem uma fogueira acesa para, caso algum barco passasse nas imediações e visse o seu fumo, serem salvos e voltarem para casa. Claro que o sentido de responsabilidade era praticamente nulo, deixaram apagar a fogueira, brincavam mais do que trabalhavam, o que levou a muitos desacatos e brigas.
Aos poucos vamos assistindo ao descontrolo deste grupo de rapazes. Alguns asseguram ter visto uma criatura horrenda que habita a ilha e procuram não só o seu rasto como apaziguar a mesma com "oferendas". Como? Com a cabeça de uma porca espetada numa estaca apodrecendo aos poucos rodeada de moscas, tornando-se assim, o Deus das Moscas. A morte violenta desta porca deixou-me chocada e incrédula com a crueldade das crianças.
Eventualmente, Jack revolta-se contra Ralph e juntamente com os caçadores cria um outro grupo cada vez mais selvagem que vai conquistando mais elementos, deixando Ralph praticamente sozinho com Piggy.
As coisas tornam-se tão graves que, o que começa com perseguições e mortes de porcos cada vez mais violentas e gratuitas, se transforma na morte/ assassínio de 2 rapazes sem qualquer culpa ou remorso. O próprio Ralph corre risco de vida.
O grupo de rapazes põe a ilha toda a arder e o que era um paraíso selvagem, torna-se num aglomerado de fumo e cinzas. Só fica a destruição.
Esta é uma história do bem contra o mal, da civilização contra a selvajaria, de tentar encontrar ordem no caos, e de esperança...
Gostei muito desta história, mexeu muito comigo e recomendo a sua leitura a qualquer pessoa. Há partes de caça mais intensas em que pessoas mais sensíveis poderão não conseguir ler. Bem, eu pelo menos considero-me uma pessoa sensível e fiquei chocada com as partes mais gráficas.
A escrita não é descritiva, é-nos explicado os pensamentos das personagens e com a constante acção não nos aborrecemos um momento.
É um livro carregado de simbolismos. Leiam!
É um livro carregado de simbolismos. Leiam!
Gostava muito que houvesse uma continuação desta história que abordasse os aspectos psicológicos, ou seja, o que é que esta experiência contribuiu para o desenvolvimento daqueles futuros homens. Penso que os pequenos provavelmente conseguirão esquecer, mas os mais velhos vão ficar para sempre marcados, mesmo os que sucumbiram à violência gratuita irão carregar esse fardo para sempre. Mas isso já sou eu a divagar.
Claro a obra já foi adaptada ao cinema e convido-vos a dar uma espreitadela.
Claro a obra já foi adaptada ao cinema e convido-vos a dar uma espreitadela.
William Golding, Reino Unido (1911 - 1993)
Título Original: "Lord of the Flies"
Data da Primeira Edição: 1954
Para mais informações sobre o livro clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Título Original: "Lord of the Flies"
Data da Primeira Edição: 1954
Para mais informações sobre o livro clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Comentários
Enviar um comentário