"Se esta Rua Falasse", de James Baldwin
Olá a todos!
Em referência ao 'Black History Month' celebrado em Fevereiro nos E.U.A fui procurar autores negros nas minhas estantes e a verdade é que quase não os há. Tentarei remediar esta falha o quanto antes.
Mas acabei por decidi ler esta obra de James Baldwin, e não podia ter escolhido melhor, devo dizer. 😊
"Se esta Rua Falasse" é uma história crua e difícil de ler. Custa-nos acreditar numa realidade tão dura e fria mas infelizmente ainda tão presente no dia de hoje.
Este livro conta-nos a história de Tish e Fonny, um jovem casal negro de Nova Iorque no séc XX.
A história é-nos narrada por Tish, que nos conta a sua história com Fonny, desde a amizade em crianças até à descoberta do amor que sentiam um pelo outro. Mas esta bela história de amor e paixão sofre um abalo quando Fonny é acusado e preso injustamente pela violação de uma mulher Porto-riquenha.
Enquanto Tish tenta ajudar Fonny, descobre que está grávida e o medo e angustia aumentam. É um caso difícil com uma testemunha forte, mas Tish não desiste de lutar pelo homem da sua vida e pai do seu filho.
Assistimos, por um lado, ao afecto da família de Tish pelo pai de Fonny e por outro ao completo desprezo da mãe e irmã deste pela sua situação. É difícil acalmar as emoções com o relato de tanta injustiça.
Viajamos até Porto-Rico com o intuito de conseguir justiça e regressamos a N.I. com ansiedade no coração. Felizmente, este é um livro com personagens fortes e lutadoras e algumas que nos trazem agradáveis surpresas. Só o final não me deixou totalmente satisfeita. Pareceu-me um pouco apressado e fiquei com vontade de saber mais sobre o futuro daquelas personagens.
Baldwin escreve de forma calorosa e leve ao mesmo tempo, permitindo-nos sentir todas aquelas emoções à flor da pele. Emoções de amor e afecto, carinho e sexualidade, revolta e injustiça, luta e esperança.
Com menos de 200 páginas, este livro transporta-nos a um mundo difícil de acreditar, mas bem real. Por isto e muito mais RECOMENDO muito a sua leitura.
Este livro já foi adaptado ao cinema e deixo-vos o trailer para vos suscitar a curiosidade. Depois digam que não ficaram com vontade de ler...
James Arthur Baldwin, E.U.A. (1924 - 1987)
Tíulo Original: "If Beale Street Could Talk"
Data da Primeira Edição: 1974
Para mais informações sobre o livro clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Data da Primeira Edição: 1974
Para mais informações sobre o livro clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Comentários
Enviar um comentário