"O Paraíso Segundo Lars D.", de João Tordo
Ofereceram-me, há uns anos, "O Luto de Elias Gro", primeiro volume da Trilogia do Lugares sem Nome. Como gostei do livro, decidi comprar o segundo volume, "O Paraíso Segundo Lars D.", que esteve parado na minha estante alguns anos. Durante a quarentena decidi, finalmente, tirá-lo da estante para o ler.
O livro tem cerca de 200 páginas, as letras são grandes, as linhas bem espaçadas e as margens com uma largura bonita, pensei que o leria numa noite. Na verdade não durou uma noite, mas sim uma noite e uma manhã.
Não direi que tinha as expectativas muito altas, mas julguei sinceramente que ia gostar.
Na história, temos Lars, um professor/ escritor reformado e a sua esposa. Os dois já na casa os sessenta, sem filhos, vivem uma vida calma. Lars, sempre foi um homem muito reservado, meio deprimido, infeliz, e agora com o diagnostico de um cancro que o consumia cada vez mais, ainda aparentava ser mais encolhido no seu mundo.
Entretanto uma manhã, quando ia sair de casa, reparou que tinha uma jovem, estranha, a dormir no seu carro. Levou-a para casa, deu-lhe comida e deixou-a descansar. Ele e a mulher decidiram que o melhor era ele levá-la à estação para ela seguir o seu caminho, mas Lars nunca mais voltou a casa.
A história andava para trás e para a frente, ora ia a momentos do passado do casal, ora voltava ao presente. Por vezes, senti esse vai e vem confuso.
O livro também tem umas quantas partes mais eróticas, com descrições bastante visuais/gráficas.
Este livro foi, infelizmente, uma desilusão para mim. Não contava que fosse uma grande obra de literatura, mas esperava mais. Foi um misto de história e escrita que não me convenceu. Além de ser uma história triste, achei-a pouco interessante, e talvez isso me tenha feito sentir pior em relação ao livro. Não gostei mesmo de nada, lamentavelmente. Não sei ainda se irei ler o último volume desta trilogia. Tenho mais dois livros do autor cá em casa, e só depois de os ler, decido.
João Tordo, Portugal (1975)
Título Original: "O Paraíso Segundo Lars D."
Data da primeira edição: 2015
Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Comentários
Enviar um comentário