"O Romance da Múmia" de Théophille Gautier
Foi com grandes expectativas que comecei a ler este livro. Como se trata de uma história sobre o Antigo Egipto, tema que tanto adoro, pensei que ia adorar também esta história. Infelizmente, não consegui gostar da leitura.
No prólogo, temos várias notas do tradutor e informações úteis da época. Um túmulo é descoberto com a múmia de uma jovem muito bela. Junto ao sarcófago, está um papiro, que explica a vida da jovem mumificada, com o título "O Romance da Múmia". Termina o prólogo e começa o relato da vida desta bela jovem.
A jovem de quem o papiro fala chama-se Tahoser, filha do grande sacerdote. Além de muito bela é também rica e vive num palácio. Aparentemente motivos para deixarem qualquer rapariga feliz, mas Tahoser vivia triste e melancólica. Ela amava em segredo um rapaz hebreu (que não eram vistos com bons olhos no egipto), Poeri, muito trabalhador e de coração puro, que desconhecia totalmente a sua existência.
Numa recepção ao faraó e ao seu exército, vencedor de mais uma batalha, este vê Tahoser e fica perdidamente apaixonado por ela. Com tudo o que quer ao seu dispor, rei supremo, quase Deus, vê-se assim aprisionado a esta paixão não-correspondida.
Um acontecimento interessante neste livro é a introdução de Moisés e a libertação do povo hebreu. Achei deveras curioso o autor juntado estas duas histórias.
A escrita é muito descritiva e aborrecida. Estive quase para o abandonar, mas acabei por dar mais uma oportunidade e acabei por gostar da história em si.
Já tinha tantas saudades de visitar esta civilização. Adoro! Adoro estes romances no Antigo Egipto.
Espero, em breve, poder regressar a este mundo antigo que me tira o fôlego e faz o meu coração palpitar.
Pierre Jules Théophile Gautier, França (1811-1872)
Título Original: "Le Roman de la momie"
Data da primeira edição: 1858
Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.
Boas leituras! 😉
Até Breve,
Ana C.
Comentários
Enviar um comentário