Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Persusão", de Jane Austen

"Persuasão" foi o último livro da escritora inglesa Jane Austen. Foi publicado postumamente em 1818. 

Desta autora ainda só tinha lido "Orgulho e Preconceito", que adorei, e por isso tinha as expectativas muito altas para este seu último romance. Infelizmente, não consegui gostar da obra.






Anne Elliot, de 27 anos e solteira, é a filha do meio de Sir Walter Elliot, um extravagante baronete. Sempre foi incompreendida e posta de parte, como se a família não se importasse com ela, mas sempre teve com em Lady Russell uma longa e fiel amizade.


Anne estivera noiva de Frederick Wentworth, mas como este era pobre e sem futuro é persuadida a romper o noivado. Passados 8 anos deste incidente, os dois reencontram-se e o amor que os unia no passado é reavivado. Mas antes de qualquer declaração amorosa, Anne tem de sofrer ao ver o amor da sua vida fazer a corte a duas jovens e a mal lhe falar. Wentworth está ressentido com Anne por ela se deixar persuadir a romper a relação e tenta ignorá-la, mas é evidente que ainda nutre sentimentos por ela e que cada vez mais a admira. 

Não achei Anne particularmente excepcional. Ela é inteligente, boa, caridosa, com uma paciência de santa; mas também é demasiado influenciável e não se afirma perante a família ou a amiga. Falta-lhe ali alguma personalidade, e diria até que ela é um pouco insípida. 


Neste livro temos também uma personagem que foi, para mim, uma das mais irritantes de sempre. Céus, como a detestei! Estou a falar de Mary, a irmã mais nova de Anne. Mary é nervosa, é carente, teatral e manipuladora. Para ela, não há ninguém mais doente nem que sofra tanto como ela, e usa estes argumentos para fazer a vida negra a quem a rodeia.

Por um lado esta personagem irritou-me tanto que me fez detestar mais o livro, mas por outro é um sinal da maravilhosa escrita de Austen, que conseguiu mexer com os meus nervos.

É claro toda a sátira à sociedade da altura. Está constantemente presente e, se pensarmos bem, houve muita coisa que não mudou até aos nossos dias. Incrível como em 200 anos, a nossa sociedade continua a dar valor às coisas erradas.


O título do livro não podia ter sido melhor escolhido, pois a persuasão é uma constante nesta história.


No geral, não gostei deste livro, mas continuo a querer ler mais obras desta maravilhosa escritora.


Deixo-vos aqui os trailers dos dois filmes baseados nesta obra:

Filme de 1995



Filme de 2007:



Jane Austen, EUA (1775-1817)
Título Original: "Persuasion"
Data da primeira edição: 1818

Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.

Boas leituras! 😉

Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares