"Comer, Orar, Amar", de Elizabeth Gilbert
Já conhecia a história do filme, que pessoalmente adoro, mas quis ler o livro, pois acho que a experiência de leitura é sempre mais enriquecedora.
Este livro é autobiográfico, a autora relata-nos experiências pessoais que teve em três lugares do Mundo. Só por aqui já chama a atenção.
O livro começa com a vida de Elizabeth (Liz) antes da viagem. Com uma carreira de sucesso, dinheiro, um casamento de amor, parece que tem tudo, mas não se sente feliz, falta-lhe algo. Divorcia-se e imediatamente inicia outro relacionamento amoroso bastante intenso que lhe causa também infelicidade. Liz estava bastante deprimida. Decide abandonar tudo e partir durante um ano. Quatro meses em cada país.
Inicia esta viagem em Roma, Itália, onde decide entregar-se ao prazer da comida. Faz novos amigos, aprende italiano, é feliz. Mas os quatro meses planeados chegam ao fim e vê-se obrigada a partir para a Índia, para um retiro espiritual, em que vive uma vida simples de meditaçao, mas bastante dura. Quando já se sentia confortável na Índia tem de partir novamente, desta vez para Bali, Indonésia. Aqui Volta a fazer amigos e conhece o amor.
Livro resumido, vamos à opinião:
Com uma descrição cativante e apaixonante de tudo o que a rodeia, Liz leva-nos de viagem com ela. Fui lendo sem perceber que as páginas avançavam tão rapidamente e quando dei por mim já estava no final. Adorei cada uma destas viagens. Queria que houvesse mais. Mais viagens, mais histórias, mais aventuras. Visualmente imaginei tudo. O cenário estava montado na minha mente e era perfeito. Salivei com as descrições da comida em Itália, senti as dores nas costas com os trabalhos na Índia assim como a calma da meditação e senti alegria e felicidade na Indonésia.
Algumas partes foram menos cativantes, para mim. Mas ao mesmo tempo penso que foram necessárias e completaram a história, como as constantes reflexões que tem sobre o que estava a viver no momento e memórias que deixou nos E.U.A.. Regressou muitas vezes ao passado e descreveu muitas situações passadas.
Adorei e tenho pena que não hajam mais histórias para continuar a viagem.
Deixo aqui o filme, para quem não conhece.
Título Original: "Eat, Pray, Love"
Ana C.
Comentários
Enviar um comentário