Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Coração das Trevas", de Joseph Conrad

Este livro pode ser pequeno e de leitura rápida, mas é difícil de digerir. Ocorridos em África, mais concretamente no Congo, os acontecimentos descritos neste livro fazem-nos relembrar as atrocidades que os seres humanos conseguem cometer uns contra os outros e o mal que o colonialismo trouxe para tantos povos por todo o Mundo.





Como referi, o enredo passa-se no Congo, uma colónia Belga, e o marinheiro Marlow relata-nos os acontecimentos desta expedição que o levou a ser capitão de um navio e a percorrer o rio com o intuito de resgatar Kurtz, administrador excecionalmente bem sucedido a controlar e aumentar o comércio de marfim. Há quem diga que Marlow é o alter-ego de Conrad, que também ele prestou serviço no Congo, e que esta obra é baseada nas experiências que lá viveu.

Esta expedição sofre alguns contratempos mas Marlow lá consegue iniciar a viagem. Foi nesta parte que senti o coração mais acelerado, e a trama se adensou.


O título "Coração das Trevas" poderá ter dois significados, a meu ver. Se por um lado é uma clara referência ao interior da selva, misteriosa e maléfica - o coração das trevas; por outro poderá também simbolizar o coração do homem europeu, colonialista, malvado, e que não olha a meios para atingir fins - com um coração de trevas.


Sim, estão numa terra inóspita cheia de selvagens que matam para defender o seu território, mas não serão os europeus vistos também como selvagens pelos olhos daqueles povos? Chegam, matam, destroem e ainda dizem que têm direitos naquelas terras? Naquele povo que sempre lá viveu até ser brutalmente chacinado e escravizado?


Os negros, como são referidos em tom pejorativo (mas que naquele tempo seria "normal") os nativos, são vistos como seres inferiores a todos os níveis, e são retratados nunca como iguais. 


De facto, a mítica frase dita por Kurtz resume muita coisa deste livro: 

"O horror! O horror!"


A escrita é bastante fluída o que ajuda a devorar este livro.


Gostei bastante de o ler, pois relembrou-me de que nada é garantido, de que o ser humano é capaz de tudo para atingir fins egoístas e gananciosos, de que a empatia é uma definição que muitos desconhecem, de que existem lobos em pele de cordeiro por todo o lado, de que a dor é real e isto aconteceu.


Recomendo.



Serviu de base para o filme Apocalypse Now




Joseph Conrad, Inglaterra (1857-1924)
Título Original: "Heart of Darkness"
Data da primeira edição: 1899


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.




Boas leituras! 😉


Até Breve,

Ana C. 

Comentários

Populares