Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Livro das Lendas", de Selma Lagerlöf

Já há algum tempo que tenho a ambição de ler todos os vencedores do Prémio Nobel da Literatura, e ia lendo aos poucos um aqui e um ali. Decidi começar este ano com uma organização mais séria desta ideia e já li o primeiro livro para este meu desafio.



Estreei-me assim com a primeira mulher a vencer o Prémio, Selma Lagerlöf. Nunca a tinha lido e foi uma agradável surpresa.


Este livro tem 9 contos (sem spoilers):


- A Lenda de uma Dívida - Selma imagina-se a contar ao pai, já falecido, que tinha ganho o Prémio Nobel. 

- A Rapariga do Brejo Grande - É uma história de amor no meio de muito sofrimento.

- A Mina de Prata - Ganância e ambição temperam esta história.

- A Lenda da Rosa do Natal - Este conto não é o que parece e mais não digo.

- A Marcha Nupcial - As aparências iludem e a humildade é rainha neste conto.

- O Violinista - A vaidade e também a humildade são as protagonistas deste conto.

- Uma Lenda de Jerusalém - Uma história de sonhos e interpretações.

- Porque Durou Tanto o Papa - Este conto fala-nos de sacrifício e bondade. 

- O Balão - Egoísmo e amor (ou falta dele) de pai e mãe. E de como um sonho se pode tornar num pesadelo.


Todas estas histórias têm uma lição, uma moral, uma aprendizagem. Recordei-me de algumas histórias que me contavam ou que lia em pequena e que serviam para me ensinar algo.

Os meus favoritos foram A Rapariga do Brejo Grande e A Lenda da Rosa do Natal.


A escrita da autora é tão fluída, quase como mágica que nos transporta imediatamente para dentro de cada conto. 

Tem uma influência religiosa na maioria dos contos e quem não aprecie isso poderá não gostar tanto deste livro, no entanto, por tudo o que referi penso que valerá a pena dar-lhe uma oportunidade.


Eu gostei muito e espero regressar à escrita da autora.


Selma Ottilia Lovisa Lagerlöf, Suécia (1858-1940)
Título Original: "Bok av Legender"
Data da primeira edição: 1902


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.


Boas leituras! 😉


Até Breve,

Ana C. 

Comentários

Populares