Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"The Shining", de Stephen King

Uma vez mais me deixar levar pela escrita incrível de Stephen King. Gosto muito deste autor, apesar de ter lido pouco da sua vasta obra.

Já tinha visto a adaptação ao cinema desta obra há algum tempo, sabia que ia gostar mas ADOREI!





Resumidamente, este livro conta-nos a história de Jack Torrance, um escritor falhado e alcoólico, que aceita um trabalho num hotel isolado na época baixa do inverno. Jack muda-se para o hotel com a sua esposa, Wendy e o filho de 5 anos, Danny.

Jack além de todos os seus problemas de alcoolismo, tem também um passado de violência, o que será perfeito para a narrativa que King traça à sua volta. 


Os três andam quase livremente pelo hotel vazio, tentando ocupar o tempo livre e a mente. Mas aos poucos as coisas ficam fora de controlo. O desequilíbrio mental de Jack e as forças sobrenaturais malignas do hotel unem-se num cocktail explosivo. 


Inicialmente, achei Wendy quase sem carácter. Ela tem medo do marido, tem medo que ele magoe principalmente Danny, e é submissa e cobarde, nalgumas situações. Mas acho que ela evoluiu bastante neste aspeto, o instintivo de sobrevivência e maternal tornaram-na feroz. Gostei de a ver ganhar coragem e força.


Danny tem poderes especiais, o chamado "brilho. Ele vê coisas do passado e do futuro. Os pais sabem que há algo de estranho no menino, mas não sabem exatamente o quê. Achei Danny demasiado crescido, maduro demais para a idade. 


Foi impossível largar este livro, a cada novo acontecimento, mistério, só queria saber mais e continuar a ler. É emocionante e impressionante.


Acredito que não seja uma leitura para todos os gostos. Mas pessoalmente, não considero este um livro de terror mas mais um thriller, apesar da carga sobrenatural que tem. Não é muito assustador, mas é altamente viciante.


Notei alguma diferenças em relação ao filme. E se já tinha gostado do filme, gostei ainda mais do livro.




Stephen King, E.U.A. (1947-)
Título Original: "The Sining"
Data da primeira edição: 1977


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.


Boas leituras! 😉


Até Breve,

Ana C. 

Comentários

Populares