Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Torto Arado", de Itamar Vieira Junior

Conheci este livro através do bookstagram. Achei a premissa interessante e comprei o livro numa campanha fantástica. Não esperava lê-lo tão depressa, mas surgiu-me a oportunidade de o ler em conjunto com outros dois leitores, e de um momento para o outro já não conseguia largar este livro incrível.




"Torto Arado", à primeira vista, traz-nos a história de duas irmãs, Bibiana e Belonísia, e de como um desastre doméstico lhes muda a vida para sempre, passando a serem quase dependentes uma da outra. Mas este livro é muito mais do que isso. Este episódio marca o início de uma história de luta e força.


"Sem a comunicação era como se nos silenciássemos mutuamente. Era silenciar o que tínhamos de mais íntimo entre nós. Sem poder me tocar, ela não poderia sentir a vibração da respiração em meu corpo. Sem poder lhe tocar, não poderia sentir a velocidade com que o rio de sangue corria em sua veias"


Estamos numa fazenda, no Sertão da Bahia. A vida é feita de trabalho na roça, de pobreza e miséria, de superstições e sofrimento. As duas irmãs contam-nos a sua história e é inevitável sentir empatia por ambas. Bibiana, mais intelectual, teve a sorte de ter um pai que incentivou a sua educação. Belonísia, por sua vez, é mais dada ao trabalho na roça, geralmente mais destinado aos homens (as mulheres ficam em casa a tomar conta dos muitos filhos e do quintal). Nesta vida de miséria, nada lhes pertence, nem mesmo a sua casa, nem mesmo os poucos alimentos que tentam cultivar.


É  com este sentimento de injustiça que avançamos na leitura sem conseguir retirar os olhos do livro. Lemos sofregamente o destino não só destas duas irmãs mas também de toda a comunidade. Com relatos de violência, morte e revolta, com histórias de "encantados" e Santos, ladaínhas e rezas assistimos ao crescimento rápido das duas irmãs e às mudanças em todo o ambiente do livro.

É curioso e interessante ver como as personagens femininas são fortes e corajosas e como marcam um claro poder em todo o livro. 


"Torto Arado", relembra-nos o quão enraizada a escravatura ainda poderá estar, dissimulada e subtil,  na história recente do Brasil, mas com um forte poder sobre os descendentes de milhões de escravos. 


Adorei a descrições rurais (se lhes posso chamar assim) dos muitos animais e plantas com nomes tropicais, que soam a magia e que nos transportam para a natureza rude e selvagem do cenário em questão. Foi como viajar. Adorava ver uma série/ filme desta história.

"Torto Arado" venceu em 2020 o Prémio Oceanos e em 2018 o Prémio Leya.


Espero ter-vos deixado alguma curiosidade para lerem esta incrível obra literária. 


Autor: Itamar Vieira Junior, Salvador, Bahia, Brasil (1979-)


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.


Boas Leituras!

Até Breve,

Ana C.

Comentários

Populares