Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"O Pecado de Porto Negro", de Norberto Morais

Ouvi falar deste livro no instagram na conta @anatomia_do_livro tão fervorosamente que me despertou a curiosidade e tive de o ler. 


Iniciei esta leitura sem grande conhecimento da história, apenas com o que li na sinopse e foi a melhor forma de entrar neste livro. Vou tentar fazer uma opinião breve e sem descrever muito do que aqui se passa.




Em poucas palavras, "O Pecado de Porto Negro" passa-se numa ilha tropical, num local fictício, que me remeteu para a América do Sul/ Central. Aqui conheci uma personagem excecionalmente carismática, Santiago Cardamomo, que por ser um don juan poderia causar alguma desconfiança, mas que toda a gente em Porto Negro confia, compreende e é feliz ao seu lado; conheci também a doce, ingénua e muito protegida Ducélia, que nada sabe da vida; observei calada e impotente os comportamentos doentios de Rolindo Face; adorei as meninas da vida, que são (ou tentam ser) felizes à sua maneira; entre muitas outras personagens mais ou menos intensas.


Aqui em Porto Negro vivi num ambiente exótico repleto de trabalho pesado, de amores vadios (como diz a sinopse), inveja, traição e ciúme. Vibrei com as cores, cheiros e sons deste lugar único e repleto de pecado e vida.


Cidade de contrastes, também com os seus palacetes, ruas e becos escuros, cheia de mistérios, Porto Negro tem mais para nos contar do que pensamos e envolve-nos completamente com as suas histórias.


Existe uma repetição ao longo do livro: "(...) que se calhar em caminho, talvez se conte" referindo-se a questões/ histórias menores que o autor evita descrever talvez para poupar o leitor a demasiadas descrições desnecessárias, e causando por vezes bastante curiosidade. Nestas partes, fiquei confusa com a escolha que o autor fez para contar umas histórias e outras não, mas tudo acabou por fazer sentido.


A escrita do autor é belíssima, poética e fez-me recordar como se contavam as histórias antigas. Nas primeiras páginas dei por mim a ler quase com uma entoação como se se tratasse de uma música, ou de um poema.

Não gosto de fazer estas comparações mas admito que, nalgumas partes, a escrita e o ambiente da história me fizeram lembrar Gabriel García Márquez, escritor que eu tanto adoro.


Esta é uma leitura com muita emoção e choque. É-nos dada uma história arrebatadora de amor, dor e esperança.


Adorei tanto este livro que em vez de o devorar em pouco tempo, tentei saboreá-lo o máximo possível (5 dias).


Este livro ficará certamente entre os meus favoritos da vida. Por tudo isto e muito mais, recomendo vivamente esta leitura.


Fiquei muito feliz quando descobri que a Globo pegou nesta obra e uma mini-série com 10 episódios está a caminho. Estou ansiosa por ver.



Data da primeira edição: 2014


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.



Boas leituras! 😉


Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares