Comprar na Wook

WOOK - www.wook.pt

"Ensaio Sobre a Cegueira"


 ⚠️ No final deste post deixo um importante trigger warning (que pra alguns poderá ser spoiler, mas considero importante o aviso) ⚠️ 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

De um momento para o outro as pessoas começam a cegar. Uma cegueira diferente. Branca. Todos cegam, excepto uma mulher. É ela que nos vai mostrar a força que há dentro de cada um. É ela que nos vai mostrar a réstia de humanidade quando parece tudo perdido.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esta foi a minha terceira tentativa de gostar de Saramago. À terceira foi de vez, como se costuma dizer. Os pontos e as vírgulas, assim como as maiúsculas a meio das frases não me chocaram nem me causaram transtorno. A fluidez da ação mantêm-nos agarrados ao livro sem conseguir desviar o olhar ou distrair a mente. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Devo admitir que algumas partes bastante gráficas me causaram incómodo. Descrições de excrementos humanos por todo o lado, a falta qualquer água limpa, já não digo para beber, mas para manter a dignidade dos corpos imundos e fedorentos que tentam sobreviver com pouco mais que migalhas. Além desta imundice, lá pela página 170, cegos maus que se aproveitam da maldade interior e da fraqueza alheia para comentar actos inexplicáveis é que o Saramago tão bem descreveu. Tão bem, ou tão mal... Pela parte que me toca tinha passado bem sem essas imagens na mente. Foi nessa parte que dei uma pausa. Queria continuar a saber o que se ia passar, mas não conseguia continuar a “visualizar” aquelas cenas. Entretanto lá regressei a ele com o estômago e a mente preparados para mais descrições desumanas. Li de mente leve até ao final. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Gostei desta escrita de Saramago e gostei, no geral, desta história, apesar do que já referi. 

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Achei desnecessário as descrições tão duras quer da imundice, quer do episódio que me perturbou. Fiquei enjoada, mal disposta e com uma vontade de chorar desesperante.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Adorei a mulher do médico e como gostaria de saber o seu nome. Adorei o cão das lágrimas que veio trazer mais humanidade a tudo isto. Curioso como um cão pode trazer humanidade. Mas trouxe.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Com tudo isto, fiquei curiosa em ler outros livros do autor. Reconciliei-me com a escrita de Saramago, finalmente.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⚠️ TRIGGER WARNING / SPOILER 👇

Este livro não é para toda a gente e se cenas de violação te perturbam, não leias este livro.



John Ronald Reuel Tolkien, Inglaterra (1892-1973)
Título Original: "The Hobbit"
Data da primeira edição: 1937


Para mais informações sobre o livro, clicar aqui.


Boas leituras! 😉


Até Breve,
Ana C.

Comentários

Populares